O SENAI em São Paulo

Constituem a rede SENAI no Estado de São Paulo 170 unidades de formação profissional: 91 escolas fixas - sendo 3 centros mantidos por meio de acordos de cooperação - e 74 escolas móveis, sendo 4 centros móveis de exames de certificação. É por essa rede, complementada pela educação a distância, que o SENAI-SP oferece ampla gama de cursos e programas que visam suprir as necessidades da indústria brasileira com um reconhecido padrão de qualidade. O SENAI-SP é a maior rede de ensino profissionalizante da América Latina.

Segundo a  concepção pedagógica do SENAI-SP, conhecida como "engenharia pedagógica" o aluno "aprende fazendo": na cotidiana associação entre teoria e prática, ele desenvolve não apenas as competências específicas de sua profissão, mas todas as habilidades e atitudes que o distinguirão no mercado de trabalho pela responsabilidade, organização e capacidade de trabalhar em equipe.

O incentivo à inovação perpassa todas as atividades do SENAI-SP, a começar de suas atividades educacionais, nas quais os estudantes são incentivados à busca constante de conhecimento e à conquista de novas fronteiras.

Fonte: SENAI São Paulo: relatório de atividades 2015. São Paulo, 2016.

Visão do SENAI-SP

Consolidar-se como lider nacional em educação profissional e tecnológica, ser reconhecido como indutor da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria brasileira.

 Missão do SENAI-SP

Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira.

 Políticas de Gestão do SENAI-SP

 Política de Gestão para Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente

O SENAI-SP, no cumprimento da sua missão, promove o contínuo aprimoramento dos serviços educacionais e tecnológicos, direcionando esforços para:

  • o atendimento à legislação aplicável aos seus processos e serviços;
  • a manutenção de ambientes de trabalho adequados e seguros;
  • a preservação do meio ambiente por meio da prevenção à poluição e do uso consciente de recursos;
  • o fortalecimento da relação com os clientes e partes interessadas, e
  • o desenvolvimento de seus recursos humanos.


Política de Gestão para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

  • Desenvolvimento dos serviços técnicos e tecnológicos;
  • Produção de soluções técnicas e inovações para o mercado;
  • Atuação em rede e busca sistemática de referenciais externos;
  • Reconhecimento da inovação como um ativo valioso da organização, e
  • Promoção de linguagem comum de inovação na Instituição.